terça-feira, 11 de junho de 2019

Governo do RN capacita trabalhadores da Assistência Social do Seridó

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN), está capacitando os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de 22 municípios da região do Seridó. 

Os cursos, ofertados pelo Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS), estão sendo realizados no polo Caicó, no campi da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), de 10 a 14 de junho, das 8h às 18h. Estão sendo ofertados nessa primeira etapa do Polo Caicó, os cursos de Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS e Atualização sobre as Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS.

O Programa destina-se aos gestores, trabalhadores, dirigentes da rede Socioassistencial e conselheiros da assistência social, no exercício de suas competências e responsabilidades, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão, do provimento de serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda, e do exercício do controle social, por meio do apoio aos Estados e ao Distrito Federal na execução dos seus Planos de Capacitação do SUAS. O Rio Grande do Norte está na segunda edição do Programa.

“Os cursos do CapacitaSUAS beneficiarão os 167 municípios com mais de dois mil trabalhadores do SUAS capacitados. O objetivo é  aprimorar as competências dos trabalhadores da Rede Socioassistencial Potiguar. Durante as próximas semanas mais quatro polos (Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros) receberão o programa”, explica a coordenadora da Gestão Estadual do SUAS, Janine Baltazar.

O trabalhador do SUAS e psicólogo Ismael Victor, do município de Carnaúbas dos Dantas, está participando do Programa e elogia a iniciativa do Governo do RN em retomar as capacitações para os municípios. “Primeiramente, queria parabenizar a gestão atual que tem se disponibilizado a dialogar com os profissionais da ponta da Assistência Social. Isso é fundamental para o andamento da política pública e o fortalecimento da Assistência Social, tendo em vista que estamos enfrentando uma onda de desmonte das políticas públicas, especialmente no campo da Assistência Social, já que é uma das políticas que mais sofre. O CapacitaSuas vem para isso, não só para a gente aprender, mas para reafirmar e solicitar ao Governo do Estado e ao Governo Federal recursos e melhores condições de trabalho”, disse.

Datas dos cursos

Caicó
2º etapa 24 a 28 de junho
Pau dos Ferros
1º etapa 1 a 5 de julho
2º etapa 8 a 12 de julho
Santa Cruz
1º etapa 15 a 19 de julho
2º etapa 22 a 26 de julho
Mossoró
1º etapa 29 de julho a 02 de agosto
2º etapa 12 a 16 de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário